sábado, 21 de junho de 2014

O Colecionador de Borboletas- Cecília Mouta




Obra de Cecília Mouta - Novos Talentos da Literatura Brasileira, pela editora Novo Século.

SINOPSE: Nicola é um pesquisador e colecionador de borboletas que perdeu a memória. Durante sua recuperação, com a ajuda de uma psiquiatra, descobre que possui o poder de voltar ao passado e modificá-lo, e também que era apaixonado por uma garota chamada Joana, que aparece repetidas vezes em meio à suas confusas visões.
 Pior que uma lembrança morta, é uma lembrança que insiste em ressurgir. E Nicola terá que seguir o fio de suas vagas recordações para desvendar até que ponto alterou seu passado. Porém, este colecionador ainda não tem consciência do quanto o efeito borboleta pode ter afetado seu próprio destino.
"O bater de asas de uma simples borboleta pode influenciar o curso natural das coisas, e talvez, provocar um tufão do outro lado do mundo." (Edward Lorenz)


RESENHA: O Colecionador de Borboletas é um livro de ficção, que começa com o protagonista da história Nicola em uma paisagem calma e hipnotizante.
Nicola está em uma clínica de repouso sem memória, onde ele está tentando se recuperar de algo que não sabemos até então. Não demora muito para perceber que o rapaz é fascinado por borboletas. A cada vez em que o passado de Nicola insistia em voltar a tona o jovem sentia muita dor, tinha crises... E cada vez mais e mais piorava, Joana ou Jô (era assim que ela a chamava) que é o grande amor de Nicola do passado, amor esse que têm tamanha influência no que ele é.
Ester era a sua enfermeira, Liz era a sua Dra., aos poucos Nicola vai criando um carinho especial por sua psiquiatra, onde ele começa a dividir as lembranças que vão surgindo.
Jô conta ao jovem sobre o chamado EFEITO BORBOLETA, no qual o jovem passa acreditar.
Até então a mãe de Nicola não conta nada ao rapaz sobre o seu passado, e de acordo com o que o jovem vai lembrando descobre que não se dava muito bem com sua mãe. Uma certa raiva vai crescendo dentro de si.
No final ao passar por grandes desafios e supera-los Nicola pede Liz em casamento, juntos conseguem adotar um garotinho James. 

Acho que já vou parando por aqui com a resenha para não contar muitos detalhes, o livro vai te prender do inicio ao fim, o enredo é sensacional. Quem ama ficção com certeza vai amar O Colecionador de Borboletas
[SPOILER][SPOILER][SPOILER]: Sim a Jô morre, mas confesso que amei ele ter ficado com a Liz.

 A escritora é uma fofa, gentilmente ela nos cedeu um exemplar para fazer a resenha.

SOBRE A ESCRITORA: Cecília Mouta Guimarães nasceu no dia 7 de maios de 1993 em uma pequena cidade do Rio de Janeiro, onde viveu até a adolescência. Atualmente mora na capital do mesmo estado e faz sua graduação na Pontifícia Universidade Católica-PUC.
 Desde nova sempre mostrou grande interesse pela literatura. Além de poesias e romances, toca violão e estuda piano na Fundação Villa Lobos. O Colecionador de Borboletas é seu livro de estreia.


"As borboletas sempre saber qual é o seu jardim."
                                    (...)

"O que seria de vocês, borboletas, se as mudanças não fossem essenciais?" - "Ainda seriam lagartas, não é? Jamais saberiam qual a sensação de liberdade que essas asas lhes dão."




Nenhum comentário:

Postar um comentário