domingo, 11 de janeiro de 2015

[RESENHA] Legend - Legend #1 | Marie Lu



Meu aniversário está chegando e o natal acabou de passar. Entre presentes e outros ganhei o primeiro volume da trilogia Legend, de Marie Lu, publicado no Brasil pela Rocco.


Quem me indicou esse livro foi uma escritora brasileira infelizmente pouco conhecida. Karol dizia sobre o livro e sobre Patriotas muitas e muitas vezes, porém nunca encontrava o tal livro.
Em um universo por apocalíptico os Estados Unidos não existe mais, não passa de uma lenda, história contada de pai para filho. O futuro é da República, um sistema 'correto' de sociedade.


Na República, quando um civil completa 10 anos é submetido á Prova. Na Prova são testados suas habilidades físicas, feitas entrevistas e questões. A criança pode obter quatro resultados diferentes: ter uma ótima nota, ganhar do governo uma educação elementar e ser mandado para as melhores universidades; ter uma nota boa, ganhar do governo uma educação elementar e ser mandando para uma faculdade qualquer; se sair muito mal, ter a educação elementar e ser um operário ou ser reprovado. Ao ser reprovado sua família recebe do governo uma quantia em dinheiro e, segundo eles, a criança é mandada para trabalhar em campo.


Daniel Altas, conhecido como Day, foi reprovado na Prova com a menor nota já vista e agora vive nas ruas e é o bandido mais procurado da Republica. O objetivo de Day nunca foi machucar ninguém, tudo o que ele sempre fez foi ajudar sua família e outras pessoas dos setores pobres. Junto com Tess, o garoto comete os crimes mais impressionantes da história.


A República está em guerra com as Colônias e com os Patriotas. As Colônias são uma outra espécie de nação. Imagino como USA Vs Coreia. Os Patriotas são como os rebeldes do Distrito 13 ou os Convergentes: eles defendem que a República está escondendo muito dos civis e que o 'plano de vida' deles é uma grande faixada para os tais segredos.
Em meio a 'guerra' a República está em crise. Uma doença desconhecida ataca em montes os setores pobres enquanto os ricos recebem todas as vacinas e cuidados. Uma vez por semana militares batem a porta das casas e recolhem a mostras sanguíneas para saber se as famílias foram infectadas, todas essas noites Day observa sua família as escondidas.
Ao saber que seu irmão mais novo foi infectado e sem condição de comprar um dos caríssimos remédios contra a Praga, o adolescente invade o hospital cercado de inúmeros guardas e sai de lá com alguns supressores e deixando um corpo.


A notícia da morte de um capitão logo se espalham, junto com a teoria que fora Day o culpado da morte. E é aí que entra June Iparis, um caso aparte que com 15 anos está se formando na melhor faculdade da Califórnia e que fez o ponto máximo de acertos na Prova.
As vidas de Day e June são completamente opostas, são duas pessoas que a sociedade nunca esperou que se esbarrassem. A vida dos dois sofre uma violenta reviravolta quando June jura vingar a morte do irmão e acabar com a vida de Day.
Ah, sim, ninguém também esperava que os dois iriam se apaixonar.


Mariana agora é uma Patriota.








Nenhum comentário:

Postar um comentário